3- Por que as pessoas têm medo dos hackers?

20/05/2011 00:46

Por que as pessoas têm medo dos hackers?

 

hackerAs pessoas têm medo ou alguma desconfiança, quando o assunto é hacker. Principalmente por que só conhece hacker pelo que aparece nos jornais, onde os hackers aparecem como criminosos do mundo digital. Faz parte da natureza humana se afastar do que não conhece, assim como no caso do hacker.

As informações equivocadas, baseadas no senso comum de que hacker é criminoso, faz com que todo hacker seja um.

Conhecimento hacker é um conhecimento de informática. Mas as pessoas gotam de fantasiar e imaginar de que hacker é um conhecimento proíbido. Não há nada que proíba alguém ensinar ou aprender informática, mesmo que seja uma parte polêmica que se trata da invasão de computadores.

Você tem o direito de saber como os computadores são invadidos. Nós dependemos de computadores em nossas vidas. Assim como você tem o direito de saber do que pode e não pode fazer, por exemplo: no Brasil você não pode tirar a carteira de habilitação com menos de 18 anos. Se você sabe os seus direitos, você tem o direito de saber o que acontece e o que pode fazer com o seu computador.

Se você dirigir sendo menor de idade, irá cometer uma infração. O mesmo acontece com o conhecimento hacker. Toda hora vemos nos noticiários o envolvimento de crimes virtuais como roubos de contas bancárias, sabemos por tanto que é errado roubar e mesmo que isso seja feito na internet, assim como sabemos que é errado dirigir sem habilitação.

As pessoas também tentam separar hacker de cracker, mas essa separação não existe. O que acontece é que existem algumas pessoas que utilizam o conhecimento hacker para cometer crimes e outras não.

Hacker não cria falhas de segurança, mas sentem prazer em explora-las. E a indústria de sofware se beneficía pela imagem do hacker como invasor de computadores por que fica a imprensão de que são os hacker os causadores das falhas de segurança. Quando na verdade são falhas de produto e os responsáveis são os fabricantes e não os hackers.

O fato é que por a culpa nos hackers desvia a atenção dos verdadeiros responsáveis pelos problemas de segurança de informação.

A técnologia da informática é uma tecnologia experimental. Cheia de falhas. As falhas são exploradas por hackers mas não são causadas por hackers. As falhas são problemas de um produto, um produto cuja a tecnologia ainda está em desenvolvimento. Não é o hacker que causa as falhas, o hacker leva é a culpa.

Ser hacker não é proíbido e nem traz preocupações com quem se interessa em aprender. Mas certamente vai trazer problemas com a justiça se usadas as técnica hacker para golpes ou crimes previsto em lei.

O problema então não é o conhecimento hacker e sim do que se faz dele. Ninguém é ingênio de pensar que é normal invadir contas bancárias, acessar e-mails de terceiros, destruir arquivos de computadores alheios.

Portanto a partir de agora não tenha medo de um hacker. Seja um hacker e deixe a internet mais segura.

 

 


Usuários online usuários online